A natureza efêmera da moda distingue-a de outros modos de vestuário, como o cerimonial, o ocupacional e o etnográfico. No século XX, o sistema da moda veio a girar em torno da exigente programação bienal das coleções de outono/inverno e primavera/verão e, depois, foi ampliada de modo que incluiu coleções de meia-estação e linhas especializadas. O período testemunhou uma importante mudança na produção dos grandes estilistas, desde a alta-costura, que era, e ainda é, feita a mão e por encomenda para cada cliente, até o desenho de linhas de difusão mais baratas, de produção limitada e modas prontas para usar, rapidamente manufaturadas
MENDES, Valerie D. A moda do século XX/Valerie Mendes, Amy de La Haye: tradução Luís Carlos Borges; revisão técnica José Luiz Andrade. -- São Paulo : martins Fontes, 2003.
RECICLE e REINVENTE-SE
A cidade de Manhumirim/MG, recebeu na última terça-feira 16/3/2010, as homenagens no seu 86º aniversário e a presença do ministro do trabalho Carlos Lupi. Todas as escolas municipais e estaduais do município desfilaram na avenida e para abrilhantar ainda mais a homenagem, a ESCOLA ESTADUAL DE MANHUMIRIM, que tinha como tema a Reciclagem, trouxe a avenida um bloco organizado pela professora Flávia e por mim; professor e stylist Adalberto Vieira, vulgo aDaL vIeIrA. "Ao som da Marcha Nupcial de 'Sonho de uma noite de verão', propus uma junção de moda e reciclagem com trabalho manual a la Haute Couture". A aluna Isadora Dias, usando um look Adal, abriu o bloco de passarela desfilando e arrastando as new faces da cidade Thaís Marques, Sirlene Ferreira, Geane Carvalho e Sthefane Silva.
APRENDIZ DE MODELO- ISADORA DIAS NA AVENIDA
LOOK COM ACABAMENTOS EM VIDRO
Elas desfilaram ao som de Lady Gaga (Poker Face), Living Things (Bom Bom Bom), Madonna ( Like it or not e Hollywood), Amy Winehouse (Back to Back), Christina Aguilera (Fighter) e Justin Timberlake (Sexy Back). Devido as condições nada estáveis da avenida (paralelepípedos), algumas passadas e trançadas tiveram que ser evitadas. O público não desgrudou os olhos das new faces e as autoridades parabenizaram a criatividade e a força de vontade do movimento jovem, tão expressivo nos anos 1957 - 1967, quanto tão peculiar no ano 2010
Aproveitando para uma dica de moda, o visual ao lado está com tudo nesse inverno. Lembre-se de carregar sempre um casaqueto ou um sobretudo conforme as regras Adal dos looks anteriores. A blusa e saia de cintura alta podem ou não vir com bordados, dependerá do gosto e da ocasião para a qual irá utilizar. Evite erros do tipo, muito brilho para este look, que é mais social, caso utilize-o no emprego ou situações parecidas. Tente bordar ao estilo da usada por Sirlene Ferreira no desfile. O movimento das ondas do mar se debatendo, o pedido de socorro by Adal Vieira. Vista e arrase!
O LOOK que foi MODIFICADO dias antes.
(Geane Carvalho e Isadora Dias em editorial Adal e as tops new faces da cidade, antes do derrière na avenida, pós-ensaio fotógrafico para o blog.)
O look de noiva inspirado na Haute Couture teve de ser adaptado e mudado de última hora devido a problemas na produção. Substituindo-o, a La maison Dior, Geane Carvalho usa look Adal inspirado no allure utilizado por John Galliano nos seus desfiles de alta-costura em Paris, vestido e cauda de lona, com saia cintura alta com acabamentos em cartas de amor. "As típicas e românticas histórias de amor de adolescentes, atualmente quase se extinguindo devido a globalização". (Cabelo e maquilagem Josélia Marques.)
Nos tempos hodiernos, a moda reciclável não só apela para a preservação do planeta, como atrai novos gostos, novas releituras e uma grandeza sem igual.
(Acima, à esquerda Sthefane Silva usa vestido Adal balonê feito de sacola de lixo plástica de cor preta, cabelo e maquilagem Josélia Marques. Abaixo Thaís Marques em pose teste para a abertura do ensaio da coleção Adal Recicle e Reinvente-se, a ser exibida por completa em Junho deste ano, pós-Fashion Rio e SPFW. À direita, Sthefane Silva e Sirlene minutos antes de arrasar na avenida.)
Agradecimentos Especiais: Factory Malhas em geral sob a direção de Andréa Faria; Vidraçaria São José; Lúcia dos Santos Silva; E. E. de Manhumirim; som Signus e Salão das Meninas - Josélia Marques.
Production and Direct by: Adal Vieira
17/3/2010
Um comentário:
Adal seu trabalho ficou incrível e maravolhoso...parabéns...precisamos mesmo de quem apoie e cria essas mobilizações valendo-se de meios inovadores que alcancem a atenção de uma maioria, em especial jovens e adolescentes, raptando suas atenções para os problemas ambientais...
Essa junção de moda e reciclagem com trabalho manual a la Haute Couture ficou impressionante..como voce mesmo nos diz
"a moda reciclável não só apela para a preservação do planeta, como atrai novos gostos, novas releituras e uma grandeza sem igual"...
Parabéns e desejos de muito sucesso!!!
18 de março de 2010 06:26
Postar um comentário