ADAL COLLECTION 2011 by Grazi Creton

A MULHER SELVAGEM E SUAS PERSONAS
A modelo Veruska, foi ícone e famosa por editoriais de moda na Àfrica nos anos 70.


Conhecer o lado mais profundo, o âmago da mente, corpo e estado feminino são para poucos, é complicado entender do que as mulheres gostam seus desejos, anseios e vontades de se transfigurar em diferentes personas. Adal Vieira, é um dos poucos que conhece esse lado oculto nas mulheres . Posso afirmar isso devido a minha visita em seu ateliê no dia 5 de março, enquanto muitos pulavam e comemoravam a festa da carne, Adal, em sua majestosa maestria de criar e recriar já desenhava seus últimos croquis para seu próximo desfile, desfile que ainda não tem data definida, mas que provavelmente acontecerá na segunda quinzena de maio.

Essa coleção de Adal promete! Uma coleção nunca feita por ele antes e que revelará as diversas personas de uma mente feminina, que está em constante mutação. Infelizmente não posso revelar muitos detalhes sobre a coleção, mas fui autorizado pelo próprio Adal de dar a vocês leitores, uma pequena prévia do que uma simples mulher, dona de casa, professora, vendedora... Pode se transformar usando um look da nova coleção da grife ADAL.

A top Veruska num editorial de 1968. Gisele Bündchen recentemente fez um ensaio a la Veruska para a Harper’s Bazaar.

Eu diria que para uma mulher circunspecta essa coleção seria: O uivo – a ressurreição da mulher selvagem que está escondida por detrás daquela “mulher simples”. Somados à influência selvagem e do “lifestyle” Adal deu ponto de partida para sua nova coleção. A natureza e o espírito selvagem são incorporados nos tons de verde, azul, creme, vermelho, e contrastes acompanhados de saltos bem altos numa modelagem leve, em algumas peças compostas por alguns debruns essenciais à coleção deixarão qualquer mulher a mais desejada das flores silvestres. Em contrapartida, cores neutras como o bege, marrom, branco, cinza e preto entram para dar uma neutralizada. A selva serviu como inspiração e fonte de informação para estampas de bichos, marcando presença forte nos looks mais exóticos e sensuais. Os tecidos trazem, ainda, uma diversidade maior e muito confortável para este verão. O diferencial nesse trabalho do Adal é fazer o OUSADO, mas mantendo o conforto. Os tecidos trazem, ainda, uma diversidade maior e muito confortável para este verão. Mousseline, crepe, cetins, couro de cobra e algodão compõem a presente coleção.

Leitores, acho que já falei muito sobre a coleção, espero que Adal não brigue comigo. Meu entusiasmo foi grande quando vi os croquis, peguei-os em minhas mãos, pude sentir os tecidos, as cores, quis contar TUDO pra vocês, mas, infelizmente eu não posso, ainda! Me senti honradíssimo de ter sido o primeiro a ver a nova coleção, que ainda não está finalizada, mas, que na essência foi isso que descrevi aqui. Adal está no seu momento mais criativo, inovador ousado. Sua coleção fala diretamente para a alma feminina, para o bom gosto e glamour mantendo sempre o “lifestyle” que é sua marca registrada.
Mais revelações sobre a nova coleção que expressará o que há de mais revelador em uma alma feminina virão aos poucos. Aguardem mais notícias, quem sabe Adal nos brinde com um croqui da nova coleção. Sei que vocês devem estar curiosíssimos, morrendo de inveja de mim, mas, quem sabe Adal atende nosso pedido e nos mostre um croqui. Kisess (O croqui ao lado foi postado no facebook por algum contato de Adal)



Grazi Creton
- Colunista Oficial do blog aDaL by aDaL


(Atualizado dia 7/3/2011 por Adal Vieira)

Happy International Women Day!
Mrs. Lizabeth Caldeira Carvalho by Adal Vieira


Estas mulheres, mães educadoras...


Mulheres, mães e educadoras...
Nada mais significativo que este ser...
Responsável por tudo e por todos...
Caminho da vida e do saber...
Sobrecarga de problemas e soluções.
Mal reconhecida e responsável por tudo que vai mal
Estas mães que o cada ano recebem mais filhos... Diferentes... Especiais ou não?
Pretos, brancos, ricos ou pobres com todos os tipos de comportamentos...
Elas que planejam a cada momento acertar e se sufocam quando não atingem seus objetivos...
Quando com as melhores das intenções, erram (muitas vezes por não saberem como acertar) são criticadas e às vezes não são reconhecidas nos seus acertos...
Mães educadoras que passam noites sem dormir planejando suas atividades do dia seguinte...
Estas mães educadoras... Que muitas vezes recebem filhos carentes de afeto, de família e de vida digna... E que mesmo assim sabendo de tudo isto faz da melhor forma para transferir conhecimentos necessários para este filho aprender o que todo cidadão necessita... Pelo menos ser alfabetizado...
Mães por amor e outras coisas mais...
Mães biológicas ou não...
Mães...
Esta mãe educadora que além de ser mulher escolheu a profissão que completa o significado de tudo...
Como mulher e educadora. Nada mais sublime!

Autora: Jalma (mãe e educadora)

(Disponível em: http://www.scrapbookbrasil.com/comunidade/showthread.php?2789-Estas-mulheres-m%E3es-educadoras... Acesso em: 4/3/2011)



Amanhã, além de comemorar-se a terça-feira de carnaval, comemoramos também o Dia Internacional das Mulheres. Nesse clima, resolvi com a mensagem acima homenagear todas as professoras que já tive e que de alguma forma marcaram minha vida.

A "tia" Rosinha(Rosimárcia), a primeira que eu gostaria de lembrar marcou meu primeiro ano no pré-escolar, onde sempre lembrei dela com muito carinho. Maria de Fátima (a Nenzinha) é responsável pela letra que tenho hoje e ajudou muito a alimentar meu sonho de ser artista. Ela gostava muito das nossas apresentações e sempre incentivou, mesmo quando nos reuníamos na casa dela (Risos). Darsone Miranda também foi uma grande responsável por alimentar o sonho artístico que pulsava em mim. Nas gincanas que o digam. Alguns de meus irmãos (irmãs), que também são professores contribuíram e contribuem de certa forma para o meu crescimento. Já no Ensino Médio foi de poucas esperanças. Ali eu quase cheguei a acreditar que tudo que eu almejava talvez nunca se realizasse.

Depois da pequena forcinha no encorajamento proporcionado por minha tia Maria José, vi que havia ainda o porquê de lutar. Na faculdade conheci as professoras mais maravilhosas que alguém pode ter. Ali descobri que havia horizontes para se conquistar e aprendi a não viver reclamando da vida, mas vivê-la. Bom... e para caracterizá-las vamos aos "debruns".



O amigo Wendel Damica com Lizabeth Caldeira na missa de colação de graue numa outra foto eu, Adal com Beth no baile de formatura/julho de 2010.


Lizabeth Caldeira, sinônimo de elegância e sempre muito bem vestida é uma pessoa extremamente especial. Não só pra mim, mas, para várias pessoas que já a conheceram e foram alunos dela. Isso porque a ilustríssima senhora é sempre muito simpática e alegre e vive a vida à maneira alegre e feliz de ser.

Tristezas? Não combinam com os looks e o penteado de Mrs. Caldeira.
Em 2008, para comemorar o dia das mulheres o curso de Letras da UEMG - FAVALE Carangola, organizou apresentações e é claro uma das homenageadas foi Lizabeth. Eu me propus a tentar caricaturalizá-la e acho que foi a única que até hoje consegui deixar bem parecida. É porque ela é marcante!

De lá pra cá, ela se tornou minha fada madrinha. Sempre gostou de ver meus desenhos e me dava sugestões sempre que fosse preciso. Às vezes, me recordando de como ela me instruia e da energia que ela me transmitia, chego até a acreditar que ela alimentava esse sonho como se fosse até dela. Isso me fez gostar mais e mais dessa professora e agora uma amiga muito querida. Depois de digamos "me mandar para o Rio de Janeiro" fazer alguns cursos de férias na área da moda e descobrir que há muita coisa a ser aprendida e vivenciada nesse mundo e que as coisas não devem parar por aí, aprendi que valores não devem ser medidos. Conheci outras pessoas que também me acolheram e são muito especiais pra mim.


Com Emeli, Dra. Ludovina e Glades, mãe de Lizabeth Caldeira: todas muito parecidas e muito animadas.


Dra. Ludovina Siqueira será eternamente uma grande amiga para mim, assim como, Emeli Marques. A primeira não só pelo fato de me acolher, mas, pela grandiosidade que foi ouví-la e aprender que não há idade que nos impessa de fazer coisas que gostamos. De uma inteligência, elegância, fineza, generosidade, simplicidade e uma memória que admiro, qualidades que acredito eu serem comuns na família. Uma grande amiga que não haverá tempo que me faça esquecer sábias palavras, tais como, as coisas e significados que aprendi por lá e que Emeli contribui muitíssimo para tudo isso. Sempre estou aprendendo com elas. Cada uma tem uma história de vida de se admirar. SEMPRE MUITO ESPECIAIS.



Com a professora Dra. Lídia Nazaré no natal de 2009, no dia que revelamos o amigo secreto da minha turma de faculdade.


Dra. Lídia Nazaré, é outra que é super especial pra mim. Literatura é com ela mesmo e não conheci até hoje quem explique melhor. O jeito dinâmico, voraz, encantador de transmitir o conhecimento me encheram os olhos de esperança. Já sabia que ela era a responsável pelas turmas que apresentaram os teatros que eu adorava assistir em casa através de um videocassete. E uma das minhas primeiras perguntas em sala de aula foi justamente se ela organizaria teatros com nossa turma. Não foram muitos e pra falar a verdade o único teatro, porque o resto foram peças teatrais, que apresentamos foi Fausto - Goethe. Adorei!
Lidinha, também me apoiou no ADAL FASHION SHOW e sempre me incentivou a produzir meus desfiles. Adoro o jeito, às vezes, preocupado, inteligente e sonhador dela. Sei que posso sempre contar com ela nessas horas.

O que dizer da "nossa" bela Ivete? Ou pra quem não a conhece Dra. Ivete Monteiro de Azevedo. Dizer que ela é inteligente seria muito pouco para expressar tamanha sabedoria. Estudei poucos semestres com ela, contudo, já vinha observando-a desde o primeiro período de faculdade. Entre os "classmates" e os colegas de períodos mais avançados já ouvíamos os comentários a par da professora. Sempre comentários muito bons. O sorriso de Mrs. Ivete é sempre como o da foto ao lado: contagiante! Era difícil encontrá-la para uma foto, mas, sempre que surgia uma oportunidade ali estávamos nós.
Quanto aos looks devo dizer que Ivete me surpreendeu com seu estilo simples, mas elegante e sempre de uma educação e fineza sem igual. Fiquei até com medo quando resolvi esboçar e presenteá-la com três croquis com vestidos para nossa formatura, visto que, ela seria nossa paraninfa. Entretanto, tudo correu bem e podem ter certeza que ela preferiu o mais simples se acaso viesse a fazer uso de algum deles.

Contudo, a simplicidade não era motivo para Ivete deixar de brilhar em eventos acadêmicos. Para os dias mais especiais na faculdade víamos em Ivete um estilo clássico e com ares de nobreza. Já para o dia-a-dia é só observar o acessório que ela está trajando na foto acima e ao lado e ter certeza de uma coisa: os anos estão passando e Ivete está cada vez mais chic.


Dr. Wagner Luís Ferreira Lima, o amigo Alessandro Cunha e as doutoras Maria da Penha Ferreira de Assis e Ivete Monteiro de Azevedo - foto da formatura de Alessandro em 11/7/2008.


Outra professora e um exemplo de mulher é Dra. Maria da Penha Ferreira de Assis. Com ela aprendi que podemos ter hora pra tudo. "Tempo ninguém tem. Tempo nós fazemos", dizia Penha. De uma inteligência admirável e de palavras que jamais serão esquecidas a satisfação que tive em ser aluno dela, mesmo que por pouco tempo também é inenarrável. Lembro-me perfeitamente de sábias instruções de nossa cara doutora em sala de aula. Aprendi a me disciplinar melhor, a parar de reclamar de tudo e com isso viver bem melhor. Por isso, meus caros alunos, se hoje eu estou sempre puxando a orelha de vocês por causa do capricho, datas de entrega de trabalhos, atenção na escrita e umas outras coisinhas é porque eu quero que vocês percebam e tentem se disciplinar um pouco mais antes de enfrentarem uma faculdade. Pois, a maioria chega lá, acreditando que tudo é da maneira deles e na hora que querem como tem sido em algumas escolas estaduais, visto como anda a educação nos tempos hodiernos.

Entrementes e infelizmente, talvez vocês não terão uma professora como a Dra. Maria da Penha pra alertá-los e ensiná-los algumas regrinhas básicas para ser um profissional melhor. Eu tenho muita saudades das aulas dela. Uma mulher, a qual, eu e muitos letrados tiramos o chapéu para ela.

Quanto aos looks de Penha e sei que se ela ler essa matéria um pequeno sorriso já estará se formando em sua face, há quem diga que ela é antiquada. Eu discordo! O estilo Penha combina perfeitamente com ela. Não é aquela mulher arcaica, até porque ela sorri, mas sim uma mulher moderna, mãe de família, doutora e seus looks simples revisitam a era de mademoiselle Chanel e da mudança de vestuário feminino do século XX para demonstrar a mulher que é: determinada e tudo com um toque simples e moderno. Seus casacos a um moderno tweed e as saias até os tornozelos, às vezes com fendas demonstram e transmitem o lado mais sério, intelectual e bem sucedido de Penha. Já para aqueles que não entendem dos elos coesivos de linguagem para a construção da identidade de uma pessoa, esses sim são antiquados. (Risos)



Com outras três professoras que convivi pouco, mas que foram marcantes. Com Constança no baile de formatura/julho de 2010, ao centro com Ana Carolina Carrara no término de uma de suas aulas e com Sonia Oliveira no quarto mais badalado e fashion do orkut depois da visita à casa de Lizabeth Caldeira no "Churrasco no Terraço Gourmet".


Três das últimas professoras que tive me chamaram atenção pelos looks. Ana Carolina Carrara, foi para mim a professora a la Parisiense. Sempre muito chic! Sônia Oliveira, sempre de bem com a vida e com um sorriso para receber-nos, destaca-se pelas roupas chamativas, coloridas, ou às vezes brilhosas e justas, não importando-se com idade. Ela é uma espécie de Luiza Brunet. Afinal, moda e tendências não existem para ficar em casa guardados no guarda-roupa. Já Constança, com jeito simples, cuidadoso e animado de viver a vida, prefere uma vestimenta mais simples e deixa os mais extravagantes para festas especiais. Na última temporada de moda carioca, recebi uma mensagem da mesma me pedindo um conselho para um look que ela precisava usar numa comemoração no Copacabana Palace no Rio de Janeiro. Bom, por aí já posso lhes informar, nossa querida Constança já está se rendendo aos tributos e preocupações do mundo da moda. (Risos) Até porque, toda mulher tem seu lado vaidoso e convenhamos: Copacabana Palace! Ainda quero ver fotos sua professora, que com certeza arrasou no evento.


E PARA A MULHER MAIS ESPECIAL DO MUNDO...


Eu e minha mãe Lúcia dos Santos, em um dos nossos passeios pelo Zoológico de Brasília - DF. Acima, registrei o momento da chegada de mamãe no Palácio do Planalto e depois em frente a um dos ministérios.

FELIZ DIA DAS MULHERES!!!


ADAL VIEIRA - estilista e editor-chefe do blog aDaL by aDaL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © aDaL by aDaL