Circuito da Canção de Manhumirim

Os vencedores do Circuito da Canção deste ano, foram da remessa da 1ª eliminatória. Confira!


"CORPO É ARTE"

Rayanne Lohse, 22 anos, terceira colocada no concurso Circuito da Canção do Festival de Inverno 2012, realizado pela Casa da Cultura de Manhumirim, é filha de pais ambientalistas e naturalistas, que saíram de Niterói/RJ e vieram para o interior de Minas Gerais em busca de uma qualidade de vida melhor para criar os filhos em contato com a natureza, isso quando ela ainda tinha apenas quatro anos. Cresceu ouvindo o pai em casa tocar e cantar suas próprias composições, o que foi uma inspiração para que ela começasse a escrever versinhos e ver a vida de uma forma natural, compor e cantar suas próprias músicas.
Além de linda, ela é uma pisciana sensível e segundo ela passou por momentos difíceis na adolescência, onde todas as turbulentas emoções foram sendo transcritas em forma de música ou poema, às vezes, romântica outras vezes de revolta. Com isso o amadurecimento trouxe diferentes formas de inspiração. "Gosto de viajar em melodias românticas, na simplicidade que se encontra ao meu lado, em singelos, mas preciosos detalhes. Gosto de músicas que transmitem alguma mensagem, que tratem de assuntos polêmicos, mas nunca escrevo pensando em algum tema, ou em agradar. A inspiração vem de repente, quando menos espero, como uma ligação em outra sintonia que faz com que a informação se misture a emoção, permitindo uma reflexão 'nova' sobre determinado assunto. Nessas horas, eu quero me isolar e tentar transformar toda aquela energia num conjunto de palavras que se encaixam e se harmonizam ao som de uma melodia que vai surgindo", diz Rayanne

Rayanne, cantando "Lá em casa" na 1ª eliminatória do Circuito da Canção em 23/6/2012

Para ela a inspiração não tem hora nem lugar, já compôs de madrugada, em calçadas no meio da rua e até à luz de velas. Adora conhecer o trabalho de outros compositores e tentar sentir um pouco de outros universos, de realidades de vida, experiências e as formas de se expressar e se posicionar diante a tais fatos.

Recentemente, conheci uma de suas canções "Corpo é Arte", a qual, achei deslumbrante! Matutando esta ideia, claro que eu pedi a Ms. Lohse para que me falasse um pouco sobre a inspiração para essa música, uma vez que, nós já tratamos tanto aqui blog questões literárias e fashionistas voltadas para o corpo, a alma e suas exibições. Acredito que essa canção explica muito da teoria das duas almas de Machado de Assis, abrangendo para a descrição de DaVinci quando ele caracteriza os olhos e também às interpretações da obra "O Nascimento de Vênus" de Sandro Botticelli. 

 "A música Corpo é Arte era na verdade um poema que surgiu na época da faculdade. Cursei Ciências Biológica na UEMG - FAVALE Carangola e foram as aulas de "Prática de Formação de Professores" com o Prof. Dr. Alexsandro Rodrigues, que me trouxeram as primeiras reflexões sobre o assunto. O corpo em toda sua complexidade arquetípica, biológica, cultural e histórica se tornou algo cultuado, e essa verdadeira “obra de arte” só é arte porque os olhos que as enxergam dizem isso, olhares que ditam modelos a serem seguidos pela sociedade. Tentei retratar um pouco do que quis dizer na música montando o vídeo. Com algumas imagens marcantes busquei chamar atenção para uma reflexão sobre a letra, mas vejo a interpretação sempre muito pessoal." - Rayanne Lohse


  


Bom... eu e a equipe do blog queremos agradecer a Rayanne por dedicar uma parte do seu tempo à arte e MUITO SUCESSO daqui por diante. Estaremos na torcida, ou quem sabe no seu show! 

Adal Vieira - editor-chefe do blog aDaLbyaDaL





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © aDaL by aDaL